Aqui o autor - Dieter Dellinger - ex-redator da Revista de Marinha - dedica-se à História Náutica, aos Navios e Marinha e apresenta o seu livro "Um Século de Guerra no Mar"
Domingo, 11 de Março de 2012
Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo em Crise

 

 

Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo estão em vias de fecharem por falta de créditos e encomendas.
Depois de terem saído 150 trabalhadores por reforma antecipada ou não, o quadro da empresa ainda comporta 650 trabalhadores, mas os ENVC recorriam muito ao trabalho exterior e desde há bastantes anos, pelo que o seu fecho pode levar 10 mil trabalhadores ao desemprego. São trabalhadores de metalomecânicas, serralharia, eletricidade, mecânica, tubagens, tintas, etc., além de restaurantes, cafés, empresas de informática, etc.

Um golpe profundo nos ENVC foi aplicado pelo governo socialista dos Açores que rejeitou dois navios iguais, o “Atlântida” e o “Anticiclone”. O primeiro está pronto e nas provas de mar não atingiu por dois ou três nós a velocidade exigida na encomenda, o segundo tem uma parte do casco construído e está desde então a enferrujar.

O Chávez, amigo do Sócrates, prometeu comprar os dois navios, mas, entretanto adoeceu, e o administrador do ENVC diz que tem telefonado para o ministério da Marinha e para a empresa estatal de navegação e nada lhe dizem. Bem, nestas coisas não se telefona, vai-se com alguns engenheiros e os planos do navio para convencer toda a gente. Não sei se isso foi feito e se não tivesse resultados positivos e nada como ir a Colômbia, ao Panamá, ao Brasil, às Guianas e a países caribenos para ver se alguém quer comprar esses dois navios ou mandar construir outros.

De qualquer modo, acho que o Carlos César foi um mau português e um mau socialista dado que os estaleiros são estatais. O problema técnico da velocidade até se resolvia e no segundo navio nunca haveria esse problema porque a motorização seria mais potente.

Enfim, estamos cada vez mais habituados a maus portugueses das ilhas. Claro, o César não se compara nesse aspeto ao Alberto João que não é um mau português., mas sim um péssimo inimigo da Pátria Lusa.

Saliente-se que os ENVC necessitam de uns 3 milhões de euros para equilibrar as contas e aceitarem encomendas. Estes estaleiros, para além da
construção de navios, têm trabalhado muito para outros estaleiros, construindo partes de navios e fazendo acabamentos como pinturas, montagens de
equipamentos, etc. e também reparam navios avariados e fazem as pinturas habituais em navios que navegaram durante um certo tempo. Entregaram um navio patrulha oceânico à Armado e têm outro quase pronto. Esteve prevista a construção de 10 unidades do género para substituir as 10 corvetas que faziam a patrulha habitual dos mares nacionais sem serem os navios mais adequados para o efeito porque foram construídos para as águas costeiras de Angola e Moçambique. Enfim, os ENVC têm futuro, só necessitam é de alguns fundos e o governo deveria pedir o apoio de Bruxelas para a construção dos navios patrulha dado que Portugal é fronteira atlântica da Europa e espaço Schengen. Por aqui pode entrar muita droga para abastecer os mercados europeus.

 

 



publicado por DD às 19:08
link do post | comentar | favorito
 O que é? |  O que é?

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21

23
24
25
26
27
28
29

30


posts recentes

Submarino USS West Virgin...

Chris Bertish completa tr...

A Mentira do Fim das Pesc...

Expresso: Ana Gomes quer ...

10 Corvetas Modernas

Graneleiro Afundado no Me...

Nova Crise do "Shipping"

Offshores Escondem Dinhei...

Perigoso Encontro quase B...

Tempestades e Navios

arquivos

Abril 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Setembro 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Agosto 2015

Dezembro 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Agosto 2013

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Outubro 2011

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Julho 2009

Junho 2009

Abril 2009

Março 2009

Dezembro 2008

Agosto 2008

Junho 2008

Abril 2008

Fevereiro 2008

Dezembro 2007

Junho 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

tags

1900 - ano de paz

1904: guerra russo-japonesa

ártico

batalha da jutlândia

batalha das falklands

batalha de midway

batalha de tsushima

batalha do atlântico

batalha do mar amarelo

batalha naval na selva

bluecher

canhão e couraça

corrupção

couraçado lion

couraçado petropavlotch

couraçado queen elizabeth

couraçado scharnhorst

cruzador de batalha derflinger

cruzador vasco da gama

dieter dellinger

dieter dellinger - arquitetura naval

dieter dellinger - envc

dieter dellinger - história náutica

dieter dellinger - motores navais

dreadnought

guerra

guerra da coreia

guerra no mar

guerra russo-japonesa

guerra submarina

i guerra mundial

i. guerra mundial

i.guerra mundial

israel

kamikazes

marinha

nau

navios

paulo portas

petróleo iraniano

revista de marinha

revista de marinha - dieter dellinger

revista do mar

seydlitz

shipping

submarino borei

submarino gymnote

submarinos

submarinos u209pn

torpedo e submarino

u-9

todas as tags

links
contador
Contador de visita
Contador de visita
online
web counter
blogs SAPO
subscrever feeds