O aventureiro e navegador sulafricano em prancha cabinada Chris Bertish conseguiu completar a proeza a que se tinha proposto: atravessar o Oceano Atlântico em cima de um Stand Up Paddle (SUP).
Bertish usou a sua prancha de Stand Up Paddle, preparada especialmente para a aventura, e remou durante 93 dias entre Agadir (Marrocos), o ponto de partida, e Antígua (Caribe), o local de chegada. Nesse período esteve sujeito a uma forte exposição solar, às súbitas mudanças climatéricas e correntes de mar aberto, sem qualquer ajuda exterior.
Chegou a ser atacado por um tubarão que quias engulir a sua antena de radar, mas pouco antes fechou a boca e retirou-se. O animal reparou a curta distância que aquilo não era comestível. Os tubarões veem pouco e orienta-se pelo cheiro e frequências emitidas pela vida animal.
Por dia, o sul-africano remou cerca de 50 km, o equivalente mais ou menos a uma maratona, uns dias mais outros dias menos, totalizando cerca de 6500 km no total da aventura.
Dormia na cabine impermeável que não deixaria o barco ou pranche afundar-se e comia barras congeladas proteícas e carne seca. Comia todos os dias o mesmo e levava um filtro de água salgada que não funcionou como desejava, pelo só podia beber 5 litros de água por dia em vez de doze como estava planeado, mas aguentou.
O objetivo principal da iniciativa foi o de angariar fundos para a Fundação The Lunch Box, que cuida de crianças carentes na África do Sul e realça a importância da preservação dos Oceanos.
cruzador de batalha derflinger
dieter dellinger - arquitetura naval
dieter dellinger - história náutica
dieter dellinger - motores navais
revista de marinha - dieter dellinger
Os meus links
Links Amigos